Maiores Erros do Consórcio
Antes de contratar um consórcio, seja de veículo, de imóvel ou de serviços, é essencial tomar alguns cuidados. Pois como regras e condições podem variar entre os diferentes grupos e administradoras de consórcios, é muito importante que o cotista fique atento a alguns detalhes antes de fazer a sua adesão.
Pensando em você que quer contratar um consórcio pela primeira vez é que separamos aqui os 7 dos maiores erros de quem contrata um consórcio.
E o primeiro dos maiores erros de quem contrata um consórcio é…
1 – Contratar sem pesquisar
Mais do que escolher uma boa administradora, é muito importante que você entenda o todo o funcionamento do consórcio, com todas as suas etapas até a contemplação.
Isso vai te ajudar a não cair em furadas. Então pesquise bem, converse com quem já contratou um consórcio, para assim você ter a certeza que essa é a melhor opção para a sua realidade e expectativa.
Temos um vídeo no canal onde explico mais detalhes sobre o consórcio e como funciona todas as suas etapas até o momento da contemplação, confira.
2 – Não considerar os reajustes
Isso é algo muito comum, na empolgação da hora de contratar, muitas pessoas acabam esquecendo de considerar que a tendência é de o valor das parcelas aumentem com o passar do tempo, por conta dos índices de reajustes.
Índices esses que podem ser o IPCA, que é o índice oficial da inflação no Brasil, a Tabela Fipe se o seu consórcio for de veículo ou o INCC no caso de imóveis.
Esse reajuste é utilizado para que o montante obtido ao fim dos pagamentos do consórcio não desvalorize com o passar dos anos e o cotista não perca poder de compra. Ou seja, o valor da parcela aumenta, mas o valor da sua carta também aumenta.
3 – Ter pressa na aquisição do bem
Ao aderir a um grupo de consórcio, você precisa estar ciente que a sua contemplação poderá demorar algum tempo, uma vez que é necessário contar com a sorte para a sua cota ser a sorteada.
Há sim uma forma de acelerar a contemplação, que é através do lance. Mas mesmo assim não é garantido.
Outra pessoa do seu grupo pode acabar dando um lance maior que o seu, e com isso você terá que aguardar uma próxima assembleia para ofertar novamente um lance.
Por esse motivo, caso exista uma urgência para a aquisição do bem, o consórcio não é a modalidade de crédito mais indicada.
4 – Atrasar o pagamento das parcelas
Um dos maiores atrativos do consórcio é a ausência de juros, pois o que você paga no consórcio é uma taxa de administração, que geralmente fica bem abaixo do custo efetivo total de um financiamento.
Mas essa vantagem pode ser perdida se você não quitar suas parcelas no prazo contratado. Isso sem contar que se não estiver com o pagamento em dia, não participa das assembleias mensais, impedindo assim de ser contemplado.
Caso veja que não conseguirá continuar quitando as parcelas atuais, vale a pena tentar migrar para um consórcio cuja carta de crédito seja menor, reduzindo assim o valor de suas contribuições mensais.
5 – Acreditar em falsas promessas
Para conseguir mais clientes, um vendedor de consórcio pouco confiável pode tentar te atrair com promessas que não são realistas. Antes de contratar, avalie bem o contrato para saber como funcionará cada etapa.
Entendendo como funciona o consórcio como um todo, você consegue fugir de administradoras que oferecem garantias de contemplação rápida, de ofertas que prometem o recebimento da carta de crédito em uma data determinada ou lance garantido. Pois não há como prever quem serão os cotistas premiados pelo sorteio ou pelo lance.
6 – Deixar o nome sujo
Para aderir a um consórcio, estar com o nome sujo em órgãos como SPC e Serasa não é um obstáculo na hora de contratar. Muitas administradoras não fazem avaliação de crédito na hora de vender um consórcio.
Porém, geralmente é preciso estar com o nome limpo na hora da contemplação, já que essa é uma circunstância que dá à administradora o direito de negar a liberação da sua carta de crédito.
Por isso a dica é, se ao iniciar o consórcio seu nome não estiver limpo, tente ao longo dele quitar suas pendências, para assim que você for contemplado não existir barreiras para a conquista do seu sonho.
7 – Não escolher a administradora correta
Essa é uma etapa de extrema importância, se você não pesquisar sobre a empresa que está administrando o consórcio que deseja contratar, existe uma grande chance de ser prejudicado e até mesmo, ser vítima de uma fraude.
Por isso, pesquise bem e busque por empresas sérias e conhecidas, não vá só pelo valor de cartas e parcelas. Lembre-se sempre, o barato no final pode sair caro.
Para saber se a administradora escolhida é confiável você pode pesquisar no site do Banco Central do Brasil ou até no Portal Reclame Aqui, onde você consegue verificar a nota da empresa escolhida.
Uma administradora que recomendamos é o Itaú Consórcios, que pertence ao maior banco da América Latina. No Itaú Consórcios os grupos são grandes, com centenas de consorciados.
Mas no caso do Itaú isso é algo positivo pois eles conseguem contemplar um número maior de cotistas por lance, do que em administradoras menores. Além de que a todo momento são abertos novos grupos.
Caso deseje simular o seu consórcio de moto, automóvel, veículo pesado ou de imóvel, você pode fazer clicando na imagem abaixo, que é da Voe Itaú Consórcios. Clique e simule já.
Esses foram os maiores erros do consórcio. Confira os últimos posts do nosso blog clicando aqui.