Começar um negócio próprio não é nada fácil, por isso é importante aprender com quem sabe, quem já trilhou o caminho. Neste post separamos 5 cases de empreendedorismo de sucesso de empresários brasileiros, para te ajudar, seja com ideias ou para ter aquele empurrão motivacional.

Robinson Shiba – China in Box

Dentista e descendente de japoneses, é natural de Maringá no Paraná. Sua família se mudou para São Paulo, quando Robinson ainda era criança, onde abriram uma loja de materiais de construção. Essa loja serviu como escola de empreendedorismo para ele.

Ao realizar um intercâmbio, aos 20 anos de idade nos Estados Unidos para aprender inglês, Robinson foi assaltado e precisou arrumar emprego para continuar seus estudos. Trabalhou entregando pizzas, lavando pratos e assim começou a perceber o quanto as pessoas gostavam das tele entregas e dos fast foods.

Após 4 anos estudando o mercado e formas de adaptar à realidade brasileira, inaugurou sua primeira China in Box em São Paulo no ano de 1992. Hoje, conta com mais de 160 lojas franqueadas em 70 cidades brasileiras.

Frase de Robinson

“A alegria de tocar o negócio e de se relacionar com as pessoas não pode faltar num negócio. Se não houver felicidade dentro do negócio, a rotina se torna uma tortura.”



Flávio Augusto da Silva – Wise Up

Aos 23 anos de idade, e sem falar uma palavra de inglês, Flávio fundou no Rio de Janeiro a Wise Up. De origem humilde, começou a trabalhar em uma escola de inglês, aos 19 anos de idade, usando fichas telefônicas e um orelhão para vender os cursos. Em quatro anos, virou diretor comercial da empresa.

Aos 23 viu uma oportunidade, arrumou um empréstimo e abriu sua primeira loja. Em 1995, ano em que inaugurou a Wise Up, os cursos de inglês duravam cerca de 7 anos. Como desde cedo ele sabia a importância de um bom marketing, lançou um grande desafio: um curso de inglês para adultos em 18 meses.

Resultado: só no primeiro ano da inauguração, ele conseguiu mais de 100 mil alunos, e hoje, é dono do clube de futebol Orlando City e faz parte da lista de bilionários da Forbes.

Frase de Flávio

“Se seu negócio não está dando certo, ou você não está trabalhando o suficiente, ou está trabalhando errado.”

Alexandre Costa – Cacau Show

Com apenas 17 anos de idade, Alexandre iniciou no negócio de revenda de chocolates. E logo, recebeu uma encomenda de 2 mil ovos de 50 gramas.

A fábrica parceira na época, o informou que não conseguiria produzir os ovos no peso solicitado. Foi aí que Alexandre resolveu produzir a encomenda por conta própria, e assim, nascia a Cacau Show.

Nos anos iniciais a Cacau Show apenas revendia para comércios. E em 2001 inaugurava sua primeira loja em Piracicaba, interior de São Paulo. Em 2008 já era considerada a maior rede de chocolates finos do mundo, quando ainda possuía menos de mil lojas. Hoje, são mais de duas mil lojas, 5 fábricas e mais de 7 mil colaboradores, excelente exemplo de empreendedorismo de sucesso.

Frase de Alexandre

“É difícil vencer sem fazer um bom estudo estratégico, definindo um cronograma e deixando claras as etapas a serem conquistadas. É importante saber aonde quer chegar, se concentrar na ideia e trabalhar muito até alcançar o objetivo.”

Luiza Helena Trajano – Magazine Luiza

Luiza começou a trabalhar cedo, aos 12 anos era balconista na loja dos tios em Franca/SP. Se formou em Direito e Administração e logo recebeu convite para assumir os negócios da família.

A Magazine Luiza já possuía algumas lojas em Franca e cidades vizinhas. Mas foi sob o comando da jovem Luiza que a empresa inovou, em 1999 criou a primeira loja virtual do mundo. E hoje é uma das maiores redes varejistas do Brasil, com mais de 900 lojas físicas e 22 mil funcionários.

Frase de Luiza

“Quando você tem um cargo alto, as pessoas ao seu redor passam a falar apenas aquilo que você quer ouvir. Mas você só cresce quando ouve aquilo que não quer ouvir. O gestor precisa fazer um esforço para ouvir feedback negativo.”

Janete Vaz e Sandra Costa – Sabin Medicina Diagnóstica

Janete e Sandra são bioquímicas e trabalharam por muitos anos como funcionárias de laboratórios. Se conheceram já na década de 1970, quando ambas recém-formadas, foram colegas em um pequeno laboratório de Brasília.

Em 1984 fundaram juntas a Sabin Medicina Diagnóstica. Nessa época, os laboratórios eram dominados por médicos e professores de faculdades, homens, com forte influência no meio. Essa foi uma das principais dificuldades enfrentadas pelas empresárias, a falta de credibilidade no começo do negócio. Começaram então a oferecer diferenciais em relação à concorrência, e a dar muito valor ao feedback que recebiam.

Hoje são referência no mercado nacional, com mais de 300 unidades, mais de 4400 colaboradores e é considerada uma das melhores empresas do país para se trabalhar.

Frase de Janete e Sandra

“Temos que mudar o tempo todo e aprender o tempo todo durante a mudança.”

Quer mais uma ajuda para tirar seus planos do papel? Confira este vídeo abaixo com 7 ideias de negócios para começar a empreender como Microempreendedor individual.

Confira os últimos posts do nosso blog clicando aqui.