A Black Friday está chegando e você empreendedor está em dúvida se vale a pena aderir e ofertar descontos aos seus clientes nessa data? E se aderir como aumentar suas vendas na Black Friday? Então veja esse dado: segundo pesquisa do Sebrae as vendas na Black Friday aumentam em mais de 800%.
Com um aumento tão expressivo assim é difícil ficar de fora, não é mesmo? Então confira este post até o final, pois trarei dicas pra você aproveitar melhor a Black Friday e lucrar mais no seu segmento, seja no físico ou no digital.
A Black Friday surgiu nos Estados Unidos, e no Brasil teve seu início em 2010, sendo realizada na última sexta-feira do mês de novembro no mundo todo, criando várias oportunidades para atrair clientes e melhorar o desempenho do seu negócio.
Segundo dados da Black Friday Global, divulgados pelo Sebrae, mostra que as vendas ao redor do mundo no dia da Black Friday são, em média, 663% maiores do que a média de vendas em dias comuns, e no Brasil, são 819% maiores.
Perceba então o potencial que essa data tem para o comércio de forma geral. Oportunidade que serve não somente para o lucro no curto prazo, mas porque pode ajudar a aumentar a sua base de clientes atraídos pelas promoções da Black Friday, e com isso conhecerem o seu negócio e tornarem-se clientes de longo prazo.
Outra oportunidade que essa data traz é a de queimar itens de menor giro na sua loja, que não estão vendendo com o preço normal, e liberar capital para as compras de produtos para o Natal e final de ano.
E além da Black Friday, na última sexta-feira do mês, você pode ofertar descontos também na Black Week, todos os dias da semana da Black Friday, ou ainda, no chamado Black November, que ocorre no mês inteiro.
É possível escolher apenas uma dessas datas ou usar todas para a sua estratégia de vendas. Agora vamos para as dicas de como aumentar suas vendas na black friday. Dicas essas trazidas pelos especialistas do Sebrae.
Como vender mais na Black Friday através da internet
Segundo dados do Sebrae na Black Friday brasileira de 2021, o e-commerce gerou um faturamento de R$ 5,41 bilhões, 5,8% maior do que na Black Friday de 2020. Os dispositivos móveis foram os meios mais utilizados para acessar sites e aplicativos de lojas com 61,1% das visitas; computadores representaram 38,8% dos acessos.
Então tome nota dessas dicas para ter sucesso nas vendas na black friday deste ano.
- Coloque à disposição contatos telefônicos, chats ou e-mails para esclarecer dúvidas. Se o seu cliente estiver com uma dúvida sobre o seu produto e não conseguir saná-la pode acabar desistindo de realizar a compra;
- Deixe clara a política de troca e devolução. Assim deixará seu cliente mais seguro na hora da compra;
- divulgue em suas redes sociais. Chame seus clientes através do Instagram da sua loja, divulgue os produtos que estarão com desconto, interaja com seus clientes, isso deixará eles mais próximos da sua loja;
- crie senso de urgência. Utilizar frases como “Só hoje”, “Até acabar o estoque” fazem com que o consumidor tome uma decisão de compra mais rápida;
- frete grátis. O desconto oferecido pode ser na forma de frete grátis. Negocie descontos com as transportadoras para essa época e oferte frete grátis em todos os produtos no período da black friday;
- atenção para a capacidade de acessos ao site. A ideia é que aumente o fluxo de pessoas no seu site, não é mesmo? Então para não ter problemas e sair prejudicado verifique se o servidor do seu site vai aguentar esse fluxo a mais.
Dicas de como aumentar suas vendas na Black Friday em loja física
- Capriche na vitrine. Uma vitrine bem montada aumenta em 30% suas vendas;
- coloque os produtos em promoção no lado direito de quem entra na sua loja. Parece estranha esta dica não é mesmo? Mas segundo uma pesquisa, foi constatado que quando entramos em uma loja olhamos primeiro para o lado direito;
- invista em novidades. Além de utilizar esse dia pra ajudar na queima do seu estoque, aproveite e ofereça produtos novos aos clientes que chegarem, eles podem vir atraídos pelos descontos e acabarem levando as novidades que você oferecer;
- deixe alguma pilha de produtos, um pouco desarrumada, para dar a impressão de que o produto está saindo. O cliente entra em sua loja e vê que está tudo arrumado, sem nada fora do lugar, a impressão que pode passar a ele é que sua loja não está com boas promoções, pois não está saindo os produtos, então deixar alguma parte com cara de acabou de sair cliente dali é uma boa tática para dar a impressão de que estão acabando os produtos;
- aumente a quantidade de produtos à mostra. Quanto mais produtos expostos, maior a percepção de preços baixos.
Um ponto de atenção muito importante, tanto para loja física ou virtual é, não de criar falsas promoções, não engane o consumidor, faça boas ofertas, dentro das condições.
Segundo pesquisas, os consumidores estão mais atentos e monitorando mais os preços ao longo do ano, assim não vale a pena queimar o nome da sua loja pensando apenas no curto prazo, não é mesmo?
E lembre-se que no digital o cliente tem direito a 7 dias de arrependimento para efetuar devolução do produto.
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